terça-feira, 26 de junho de 2012

Ativ. 4.1 Refletindo sobre leitura e escrita digital

A partir das discussões realizadas no grupo, percebe-se que nos últimos com os avanços tecnológicos e a expansão de acesso à Internet, há vantagens e desvantagens que necessitam ser refletidas,  principalmente no ambiente escolar. Diante disso, é possível apresentar como pontos positivos: a facilidade de acesso à leitura, à informação e à comunicação, a possibilidade de revisar o que se escreve sem ter que reescrever tudo novamente, a variedade de formas para organização e diagramação de texto e a facilidade de revisar a gramática e a ortografia. No entanto há de negativo: a pouca utilização de livros impressos para leitura,  a inadequação do uso da linguagem escrita às situações comunicativas, a capacidade de pensar diminuiu com as facilidades da Internet, as pesquisas tornam-se cópias e/ou plágios da Internet, pois o aluno não reflete sobre o que escreve, os contatos  tecnológicas substituem as relações humanas, dentre outros.
Com isso, a escola deve minimizar essas perdas e, para isso o professor deve organizar e planejar suas atividades de modo que o aluno possa refletir sobre o que faz e explorar as relações humanas no seu trabalho. As pesquisas devem ser orientadas de modo a utilizar a referências bibliográficas com a utilização de métodos científicos, que inclua na sua proposta curricular a leitura de livros impressos, que reflita sobre as situações sociais de uso da linguagem e que o discurso seja adequado à situação comunicativa.
Agindo assim, a Internet pode tornar uma importante ferramenta de apoio pedagógico e de construção o processo de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário