Ministério da Educação e Cultura
Programa Nacional de Tecnologia Educacional
Proinfo Integrado
Governo do Estado do Ceará
Secretaria da Educação
3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação Acaraú
EEM Liceu de Itarema Valdo de Vasconcelos Rios
Curso de Introdução à Educação Digital
Projeto de Pesquisa e Aprendizagem

Autores:
Ana Gleice Pinto Vasconcelos
Antonio Joceli de Araújo
Carlos Roberto Machado
Kátia Rafaella Brito Sousa Alves
Maria Aucirene Marques
Vicente de Paulo Júnior Giffony
Itarema – CE
2012
Apresentação do Projeto
No contexto atual, as tecnologias exercem uma influência muito grande no cotidiano das pessoas, tendo em vista que vivem cercadas de aparatos tecnológicos, tais como: celular, computador, Internet e aparelhos eletrodomésticos. Em diversas situações, tornou-se comum o uso de recursos tecnológicos, como na compra e venda pela Internet, nas atividades domésticas, nas diversas áreas do conhecimento, a mencionar algumas: educação, informática, medicina, social.
Partindo dessas considerações, a presente pesquisa busca investigar o tema “A influência das tecnologias na vida dos adolescentes”. Para atingir seu objetivo, realizar-se-á pesquisa de campo de base amostral dentro do contexto da EEM Liceu de Itarema Valdo de Vasconcelos Rios, onde serão entrevistados alunos para descobrir os meios tecnológicos mais utilizados, os alunos que têm acesso à Internet no cotidiano, o uso do celular e os que pouco se utilizam dos recursos tecnológicos e que praticamente não participam da inclusão digital devido às condições socioeconômicas e perceber que outras tecnologias fazem parte do cotidiano.
Além disso, pretende-se fazer um paralelo da influência das tecnologias na educação, observando os adolescentes que utilizam a Internet para pesquisa, como meio de interação nas redes sociais e o tempo dedicado ao estudo fora do espaço escolar e a frequência do uso do laboratório de informática nas aulas planejadas pelos professores e nas atividades extraclasses, como complementação de estudo com a finalidade de pesquisa.
Desenvolvimento/resultados
No desenvolvimento do referido projeto, que aborda a influência das tecnologias na vida do adolescente, far-se-á diálogos com alunos da EEM Liceu de Itarema Valdo de Vasconcelos Rios para compreender o espaço que as tecnologias ocupam em suas vidas, o que pensam a respeito disso e verificar o uso das mesmas com função educativa. De acordo com pesquisa realizada pelo programa Educa Rede, da Fundação Telefônica, que englobou 900 escolas públicas e privadas de cidades em sete países da América Latina, a citar: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela, em que participaram mais de 25 mil estudantes e, a partir dos dados coletados, verificou-se que recursos tecnológicos utilizados pelos estudantes, tais como: celular, computador, vídeo game e TV são pouco usados com função educativa tanto no Brasil quanto na América Latina. Esses aparatos são utilizados com a finalidade de divertir.
Nesse projeto, serão coletadas informações e impressões dos adolescentes a respeito do tema em estudo, contribuindo para a reflexão dos mesmos sobre o uso inadequado e/ou sem controle de aparelhos eletrônicos e o tempo que ocupam em suas vidas e o grau de dependência, principalmente do computador e da Internet.
Conforme o pensamento de HANAVER (2005), difundidos por SILVA e MOREIRA (2009) “Uma das principais mudanças é o relacionamento entre o grupo de amigos e a maneira de se divertir. Hoje em dia, utiliza-se o computador de várias maneiras para sobreviver e até mesmo para se relacionar com os outros (HANAVER, 2005).
Ainda será realizado um seminário de sensibilização com os adolescentes sobre o uso consciente das tecnologias, pois os adolescentes não são mais inocentes como antigamente, tendo em vista as mudanças ocorridas na sociedade, pois segundo estudo realizado por PARKER (2004) da Universidade da Califórnia, alerta que as tecnologias podem influenciar até mesmo na iniciação sexual, pois adolescentes que assistem com frequência a programas com conteúdos eróticos são duas vezes mais propensos à precocidade nas relações sexuais.
SILVA e MOREIRA (2009) afirma que crianças e jovens divertem-se com jogos eletrônicos, ferramentas de mensagem instantâneas, exemplo: o MSN, comunidades virtuais como o Orkut. Ultimamente também surgiu o facebook.
Ultimamente, a diversão de crianças e adolescentes são jogos eletrônicos, ferramentas de mensagem instantânea uma delas é o MSN, comunidades virtuais onde a mais famosa é o Orkut.
A respeito da influência das redes sociais na vida do adolescente, MENDES (2011)
A nova geração que está aí já começa a vida teclando e vivenciando um mundo rápido, instantâneo, com troca de informações a cada instante, convivendo com um enorme volume de informações. Eles sabem o quanto as redes sociais são importantes no seu dia-a-dia. Têm de tudo, da troca de informações e opiniões aos encontros de ex-alunos, disponibilização de fotos, dicas de todo o tipo e até mesmo propostas de namoro e de emprego. Muitos dizem ser mais um modismo da internet, e geralmente quem é mais velho fala que é "coisa da garotada". Mas está cada vez mais claro que não é nada.
A partir dessas informações, a pesquisa irá descobrir os recursos tecnológicos mais utilizados pelos adolescentes, o tempo dedicado diariamente a assistir TV, rádio, Internet, salas de bate papos, jogos eletrônicos no computador e/ou videogame como diversão e comparar com o tempo dedicado ao estudo e se utilizam tais recursos com a função educativa. Como resultado, será também descoberto o número de alunos que têm acesso à Internet no cotidiano constantemente, o percentual de alunos que tem celular e usa a Internet no mesmo e ainda o percentual de alunos que ainda não sabem manusear o computador com autonomia para realizar trabalhos, pesquisa e interagir na rede.
Com os resultados obtidos, o projeto pretende realizar um amplo debate com os adolescentes sobre as influências positivas e negativas das tecnologias, facilitar a inclusão digital de alunos com o apoio do Laboratório de Informática e incentivar o uso das mesmas como recurso educativo.
Referências
MENDES, Alexandre. As redes sociais e sua influência na sociedade. 2011.
Disponível em: http://imasters.com.br/artigo/19889/redes-sociais/as-redes-sociais-e-sua-influencia-na-sociedade 06/06/2012
SILVA, Gustavo Anderson e MOREIRA, Luciano dos Santos. A influência da tecnologia na vida de crianças e adolescentes dos pequenos centros urbanos. Artigo acadêmico do curso de Sistemas de Informação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), 2009. Disponível em http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_1486/artigo_sobre_a_influencia_da_tecnologia_na_vida_de_criancas_e_adolescentes_dos_pequenos_centros_urbanos. Acesso em 06 de junho 2012.
Artigo Geração Interativa, disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/geracao-interativa-427328.shtmlInterativa. Acesso em 06 de junho 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário